18/10/2018 às 18h10min - Atualizada em 18/10/2018 às 19h24min

II Semana de Saúde Bucal de Uberaba destaca a prevenção ao câncer de boca

Campanha de prevenção ao câncer de boca será o tema da II Semana de Saúde Bucal de Uberaba, que começará na próxima segunda-feira (22). Realizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, a programação contará com palestras, cursos e ações especiais de conscientização da população para a atenção com a saúde bucal. Junto à Prefeitura de Uberaba, estão o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Uniube e Câmara Municipal de Uberaba.

De acordo com a chefe do Departamento de Saúde Bucal, Márcia Helena Destro Nomelini, o objetivo da campanha é incentivar a criação de hábitos que contribuem para a melhoria de qualidade de vida e diminuição da incidência da doença na população uberabense. “Realizaremos ações educativas e preventivas sobre o câncer de boca nas 32 unidades básicas de saúde e em oito pontos de apoio na zona rural. Faremos exames clínicos, entrega de material educativo, palestras e ações em asilos, na UAI, nos CAPS e salas de espera. Além disso, teremos distribuição de kits de higiene bucal e visitas domiciliares com 49 equipes de Saúde da Família em campo, fazendo a busca ativa de idosos com dificuldades de locomoção”.

Capacitações. A abertura da II Semana de Saúde Bucal, na segunda-feira, será às 8 horas no anfiteatro do Centro Administrativo da PMU. Das 8h30 às 10h30 acontecerá a palestra “Prevenção do Câncer Bucal com a professora Ana Luiza Ribeiro de Oliveira Avi, cirurgiã dentista do Departamento de Odontologia do Hospital de Câncer de Barretos. Ela é especialista e Mestre em Periodontia, preceptora da Residência de Odontologia em atenção ao Câncer do Hospital de Câncer de Barretos. É tutora da Residência em UTI - Hospital de Barretos e coordenadora do curso de Odontologia Hospitalar do FACIB.

A partir das 10h30 a palestra abordará o tema “Integração Ensino /Serviço/Comunidade na Luta contra o Câncer de Boca – Relato de Casos Clínicos”. Estarão presentes Dr. Paulo Roberto Henrique, professor do curso de Odontologia da Uniube e doutor em Clínica Odontológica; Dr. João Paulo Servato, orofessor docCurso de Odontologia da Uniube e doutor em Imunologia e Parasitologia Aplicado – UFU; Dr. Marcelo Sivieri de Araujo, professor da Odontologia Uniube e doutor em Patologia UFTM; Abadia Cartafina Perez Borges e Elielma Helena de Lima Ribeiro, cirurgiãs dentistas da Prefeitura Municipal de Uberaba e especialistas em Saúde da Família; e as acadêmicas do curso de Odontologia da Uniube, Carla Silva Carvalho, Paula Tawane Gimenes Hoshino, Gabriela Tiago Ferreira e Stephanea Monteiro.

Os profissionais e alunos de Odontologia interessados deverão se inscrever, no local, antes do início do evento, apresentando documento pessoal. As vagas serão preenchidas conforme a capacidade máxima do espaço, e haverá emissão de certificado aos participantes.

Após a semana de ações de prevenção junto ao público na rede odontológica, na sexta-feira (26) acontecerá Blitz na feira do Fabrício, das 7h30 às 11h. Alunos do curso de Odontologia também devem promover Blitz na Uniube, divulgando e orientando sobre a prevenção câncer de boca. A ação ocorrerá na segunda, durante o dia, e quarta-feira no período noturno.

O cronograma de atividades será encerrado na sexta-feira (26) no anfiteatro do Centro Administrativo da PMU, a partir das 13 horas, com o curso “Decisão rápida e segura diante das urgências odontológicas”. O conteúdo será ministrado por Dr. Robson Fidalgo Amui, especialista, Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial; Dr. Julio César de Carvalho, especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e Mestre em Clínicas Odontológicas; Dr. Paulo César Ferreira, especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial; Dra .Maria Cristina Ferreira Leite, especialista e Mestre em Endondotia; Dra. Renata Bernardes dos Santos Reativo, especialista em Endodontia; e Dra. Daniela Aparecida Teodoro Cássio, especialista em Endodontia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.