16/10/2018 às 10h32min - Atualizada em 16/10/2018 às 10h32min

Uberlândia é a primeira cidade de Minas a incorporar tecnologia 3D às cirurgias oculares

O Hospital de Olhos de Uberlândia é primeira instituição do estado de Minas Gerais a adquirir um equipamento em 3D que está mudando a forma como são realizadas as cirurgias oculares em todo o mundo.

O novo aparelho, chamado Ngenuity®, substitui o microscópio pelos óculos 3D e uma tela de alta definição – como nas salas de cinema –, e permite ao cirurgião, em vez de curvar-se ao microscópio como era anteriormente, realizar os procedimentos com ganho de visão em clareza e profundidade. Com a imagem transmitida por meio de uma câmera de longo alcance, com alta resolução, exibida em uma tela de 55 polegadas, é possível ter a visão perfeita do olho operado, inclusive com a visualização de microestruturas antes não visualizadas, resultando no sucesso dos procedimentos e, consequentemente, na melhor recuperação dos pacientes. A nova tecnologia também possibilita a menor exposição do olho do paciente à luz, reduzindo a fototoxicidade.

“Para mim, é o fim do microscópio”, diz Dr. Magno Ferreira, oftalmologista do Holhos e presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV). O doutor afirma que, depois da chegada da nova tecnologia, nunca mais utilizou o microscópio em suas cirurgias. Segundo ele, o novo aparelho é a síntese do que chamamos de tecnologia disruptiva, que veio para mudar para sempre a forma como as cirurgias oculares eram realizadas até então.

O Ngenuity é fabricado pela Alcon, líder global em cuidados oftalmológicos, foi aprovado pela Anvisa em outubro de 2017 e vem sendo incorporado pelas principais instituições do país.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.