15/10/2018 às 13h59min - Atualizada em 15/10/2018 às 13h59min

Funepu inaugura brinquedoteca em UPA do Mirante

Com o intuito de adequar o ambiente e torná-lo mais humanizado, a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) inaugurou nesta quinta-feira (11), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque do Mirante, um espaço voltado aos pacientes que precisam permanecer na ala pediátrica da unidade.

Uma brinquedoteca foi criada, a partir de móveis e brinquedos doados pelos próprios colaboradores das UPAs. “Desde que assumimos a gestão compartilhada das UPAs, junto com a prefeitura de Uberaba, temos como uma das principais bandeiras, levar à população um atendimento humanizado. Já temos feito isso a partir de treinamentos e ações pontuais, e, agora, com a inauguração desse espaço. Nosso objetivo com a brinquedoteca é tornar ainda mais leve a permanência dessas crianças na unidade”, ressalta José Eduardo dos Reis Félix, presidente da Funepu, complementando que além dos brinquedos, o espaço conta com materiais pedagógicos e lúdicos.

José Eduardo revela ainda o acesso à brinquedoteca será permitido durante todo o dia e, além dos pacientes, a utilização se estende aos acompanhantes das crianças internadas, proporcionado maior interação entre familiares e colaboradores da UPA.

Além dos profissionais da unidade e membros da diretoria da Funepu, o subsecretário municipal de Saúde, Luciano Correia de Paiva, acompanhou a inauguração do novo espaço. Vale ressaltar que essa é a segunda ação desenvolvida pelo Programa Multidisciplinar de Atendimento Humanizado (Promah) da Funepu, em comemoração ao Dia das Crianças, dentro das UPAs. Na quarta-feira (10), os pacientes da ala pediátrica puderam se divertir com membros do Circo da Saúde, projeto desenvolvido pela Liga Acadêmica de Saúde da Universidade de Uberaba.

Atendimentos. Por mês, a UPA do Parque do Mirante atende, em média, 2.360 crianças. Além da preocupação com o bem-estar dos pacientes, a iniciativa da brinquedoteca se baseia na orientação da portaria nº 2.261, de 23 de novembro de 2005, do Ministério da Saúde, que destaca que a implantação da brinquedoteca em ambientes hospitalares torna a criança um parceiro ativo em seu processo de tratamento, aumentando a aceitabilidade em relação à internação hospitalar, de forma que sua permanência seja mais agradável.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.