As cinco médicas cubanas estão na fase de reconhecimento da rede municipal de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde, SMS, ainda não definiu as unidades que receberão as profissionais estrangeiras.
[caption id="attachment_11772" align="alignleft" width="300"]De acordo com Rogério Balduíno, diretor do departamento de Atenção Básica, após o processo de ambientação será feito o direcionamento para as unidades. Rogério ainda explica que a chegada das médicas vai auxiliar na recomposição das equipes que atuam no programa Saúde da Família. “Em 2013, a prefeitura solicitou 22 profissionais para atuar no município; no ano seguinte, o governo federal enviou 17 médicos cubanos para completar o quadro das unidades básicas de saúde. Desse grupo, apenas seis cubanos ainda estavam no cargo, os demais deixaram os postos por conta do encerramento do contrato”.
Conforme avalia a SMS, uma das principais dificuldades com atendimento médico em Uberaba está na Atenção Básica.
No início de junho, a secretaria recebeu dois médicos por meio do programa do governo, um brasileiro e um boliviano que já estão trabalhando. Na próxima semana mais dois médicos brasileiros devem se juntar ao grupo.
Serão ao todo, nove novos médicos e a atuação das novas equipes é uma das apostas da SMS para diminuir as reclamações de espera e demora no atendimento.