05/07/2017 às 23h13min - Atualizada em 05/07/2017 às 23h13min

“Mais Médicos” ganha reforço de 5 cubanas em Uberaba

As cinco médicas cubanas estão na fase de reconhecimento da rede municipal de saúde.

O grupo desembarcou em Uberaba no último fim de semana. “Fundamentalmente estamos aqui para melhor a qualidade da saúde das pessoas do Brasil, mediante prevenção das doenças; fizemos alguns cursos para saber sobre doenças mais frequentes no país e também aprendemos um pouco sobre o idioma”, explica a cubana Aray Gonzalez, uma das cinco médicas que vão trabalhar em Uberaba por meio do programa do governo federal Mais Médicos, que visa a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS.

A Secretaria Municipal de Saúde, SMS, ainda não definiu as unidades que receberão as profissionais estrangeiras.

[caption id="attachment_11772" align="alignleft" width="300"]
Rogério Balduíno, diretor do departamento de Atenção Básica[/caption]

De acordo com Rogério Balduíno, diretor do departamento de Atenção Básica, após o processo de ambientação será feito o direcionamento para as unidades. Rogério ainda explica que a chegada das médicas vai auxiliar na recomposição das equipes que atuam no programa Saúde da Família. “Em 2013, a prefeitura solicitou 22 profissionais para atuar no município; no ano seguinte, o governo federal enviou 17 médicos cubanos para completar o quadro das unidades básicas de saúde. Desse grupo, apenas seis cubanos ainda estavam no cargo, os demais deixaram os postos por conta do encerramento do contrato”.

Conforme avalia a SMS, uma das principais dificuldades com atendimento médico em Uberaba está na Atenção Básica.

No início de junho, a secretaria recebeu dois médicos por meio do programa do governo, um brasileiro e um boliviano que já estão trabalhando. Na próxima semana mais dois médicos brasileiros devem se juntar ao grupo.

Serão ao todo, nove novos médicos e a atuação das novas equipes é uma das apostas da SMS para diminuir as reclamações de espera e demora no atendimento.


Link
Notícias Relacionadas »
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.