Dos 100 anos de existência do Uberaba Sport Club, 46 deles contaram com a dedicação do médico. A história de paixão pelo clube começou na década de 70, quando Constantino ainda era estudante de medicina. “Fui convidado a integrar a equipe do médico Renê Barsan, e lá se vão mais de 45 anos de trabalho e torcida”.
Conselheiro benemérito do clube e chefe do departamento de saúde do USC, Constantino fala com tristeza do ano do centenário sem títulos e com a frustração de não superar as expectativas do acesso à primeira divisão do campeonato estadual. “É o problema de sempre. A diretoria continua errando com contratações que não resultam em nada ao time e dá nisso. Uma pena para nós, torcedores, e para a cidade que perde com a ausência de um time que a represente no esporte, sobretudo no futebol, que é a paixão do povo brasileiro”.
Mas ver o ídolo Pelé, no Uberabão, deixou de ser um dos mais marcantes momentos da sua carreira como médico esportista. Em 2010, o Uberaba Sport perdeu, na Justiça, o estádio Boulager Pucci e depois de passar um período como time itinerante, receber doações de todos os lados e ajuda da administração pública municipal, conseguiu erguer um novo centro de treinamentos. Após enquete, realizada no site oficial do clube, a torcida escolheu o nome do novo CT: Dr. Constantino Calapodopulos. “Uma homenagem inesperada, não é mesmo? Nós, principalmente no futebol, não estamos acostumados a ver este reconhecimento em vida. Geralmente, isso acontece quando a pessoa morre. No meu caso, ver o nome do centro de treinamentos com o meu nome e, sendo uma escolha dos torcedores, é para desmontar qualquer pessoa”.
Sim. Desmonta, mas também demonstra que os torcedores souberam valorizar os anos de atendimento gratuito ao Uberaba Sport Club. As dezenas de cirurgias realizadas sem remuneração. Os jogadores recuperados para jogos decisivos. Duas paixões que, juntas, fizeram do Dr. Constantino um dos nomes mais importantes do clube.
Enquanto Calapodopulos não se torna presidente, ele continuará torcedor e, sobretudo médico e, consequentemente, o Uberaba Sport Club tem à disposição um dos mais respeitados ortopedistas do país, com um detalhe peculiar: Constantino é Colorado.