Um grupo de amigos apaixonados por basquete pretende difundir o esporte em Uberaba. Para isso, criaram a “Associação Primeiro Passo Basquete”, para oferecer aulas dessa modalidade para crianças e jovens, gratuitamente.
A APPB foi lançada oficialmente no fim de agosto, com a presença de Chuí, ex-jogador da Seleção Brasileira, recordista de jogos e pontos pelo time de Franca, a capital do basquete. Na ocasião, o craque deu um “aulão” inaugural pros alunos.
O presidente da Primeiro Passo, Pedro Macari, diz que a Associação vai democratizar o acesso ao esporte. “Vamos dar chances para quem tem condições e para quem não pode comprar um tênis, por exemplo. Tudo isso com parcerias. Da quantidade, num segundo momento passaremos a ter qualidade. O primeiro objetivo é o social, depois montar uma base para disputar competições e resgatar Uberaba como um nome forte no basquete”.
As aulas já começaram e acontecem na Uniube. São quatro turmas e cerca de 80 vagas, de manhã e à tarde, para alunos de 8 a 15 anos, devendo ampliar a faixa etária em breve. O telefone para inscrições é 9.9225.4259.
[caption id="attachment_1700" align="alignright" width="300"]Parcerias – Macari agradece os parceiros que compraram a ideia: a Uniube, que cede as quadras, através do professor Silas Queiroz, coordenador do curso de Educação Física; e a DDA Malharia, que fornece o uniforme. Uma parceria com a Funel está apalavrada, para os professores da APPB darem aulas no futuro Centro de Iniciação Esportiva, que está sendo construído no bairro Beija-Flor.
Logo a equipe da Primeiro Passo visitará escolas e oferecerá “aulões”, convidando os alunos a participarem das aulas gratuitas. Para oferecer atividades sem custo, a APPB levantou recursos com a taxa de inscrições da clínica para treinadores ministrada por Chuí no lançamento, e também fez rifas. “Conforme o trabalho for sendo conhecido, teremos o que apresentar para procurar patrocinadores”, comenta o presidente.
Os amigos que criaram a “Associação Primeiro Passo Basquete” serão os professores das crianças e jovens, e também diretores. Pedro Macari, o presidente, e Fernando Garbin, o vice, são graduandos em Educação Física. Os tesoureiros são o administrador Lucas Fiorine e a graduada em Educação Física, Camila Alves. Também graduado em Educação Física, Gabriel Almeida é o secretário.
A APPB já tem um mascote, e é um bichinho legitimamente uberabense: trata-se de um dinossauro do tipo “maniraptora”, réptil que tinha penas e vivia na região de Peirópolis.