21/09/2016 às 12h45min - Atualizada em 21/09/2016 às 12h45min

Reginaldo Damião: três pódios no Pan-Americano de Karatê

O uberabense Reginaldo Damião disputou no fim de agosto o Pan-Americano de Karatê Interclubes, em Foz do Iguaçu. Em três dis­putas, subiu ao pódio em todas: no individual e por equipes, em sua catego­ria (acima de 75 quilos), e no open absoluto (com atletas de todas as catego­rias, a partir de 18 anos). Foram 12 lutas ao todo, quatro em cada uma das conquistas, rendendo uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Damião competiu pelo clube Unimontes, de Mon­tes Claros. Na competição por equipes, foi campeão. Cada equipe tem quatro atletas, sendo um reser­va. Cada um disputa uma luta por rodada, no sis­tema “melhor de três”.

No individual, o ubera­bense foi vice-campeão, e no open, ficou com o bron­ze. O Pan foi a primeira competição a contar pon­tos para a seletiva para a Seleção Brasileira que dis­putará a Olimpíada de 2020, em Tóquio, no Japão, quan­do o karatê voltará a fazer parte do programa olímpico.

Dificuldades – Antes de defender Montes Claros no Pan-Americano, em 2016 Damião levou o nome de Uberaba no Mineiro e no Zonal Brasileiro, sendo cam­peão em ambos. Também lutou por Franca nos Jogos Regionais de São Paulo, e da mesma forma ficou com o título. Apesar da carrei­ra vitoriosa, como compro­va mais uma temporada de conquistas, o atleta tem que “se virar” para participar dos campeonatos, já que não tem patrocinadores.

“Só fui para o Pan porque a equipe de Montes Claros me convidou e o ônibus pas­sou aqui em Uberaba para me levar, senão não teria como. Ainda paguei a hos­pedagem, alimentação e inscrição do meu bolso. Fui para mais uma competição internacional e não con­sigo patrocínio”, desabafa.

No calendário de Damião, agenda cheia em setem­bro: ele participa dos Jogos Abertos de São Paulo en­tre os dias 21 e 23, em São Bernardo do Campo, e, de 24 a 25, do Sul-Mineiro, em Muzambinho. A “maratona” não assusta: em maio, ele foi campeão do Zonal em Trindade-GO no sábado e, no domingo, estava em Ube­raba para ser um dos con­dutores da Tocha Olímpica.

Com o título do Zonal, o karateca se classificou para a etapa final do Brasilei­ro, de 13 a 16 de outubro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.