17/04/2017 às 20h30min - Atualizada em 17/04/2017 às 20h30min

Uberaba já tem 14 casos suspeitos de H1N1 notificados

A Secretaria Municipal de Saúde, SMS, classificou como “fraco”, o movimento no primeiro dia de vacinação contra a Influenza.

Esta é a 19ª edição da campanha promovida pelo Ministério da Saúde, em território nacional, que segue até o dia 26 de maio

De acordo com Robert Boaventura, diretor do Departamento de Epidemiologia e Informação da SMS, Uberaba já tem 14 casos suspeitos de H1N1 notificados esse ano. Em 2016 foram 23 notificações, sendo 15 casos positivos e cinco mortes por causa da doença, por isso a importância da imunização. “Esperávamos mais procura. Para se ter ideia, no posto Eurico Vilela, que mais vacina, não atingimos 200 doses”. Boaventura ainda alerta a necessidade de proteção antes do aparecimento dos primeiros sintomas. “Quando se tem confirmação notificada, o material é coletado e enviado para um laboratório do Estado. A partir daí é feito todo um acompanhamento para evitar que esse paciente não transmita o vírus a outras pessoas”.

Todas as unidades de saúde do município estão abastecidas com 19.500 doses para atender o público alvo da campanha que compreende pessoas maiores de 60 anos, crianças de seis meses e menores de 5 anos, puérperas até 45 dias, gestantes, trabalhadores da área da saúde e professores (inclusive da rede particular com comprovação), pessoas com doenças crônicas.

Entenda a gripe - A Influenza, que engloba a H1N1, a H3N2 e a Influenza B, é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e a morte, especialmente nas pessoas que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão aplicando a vacina das 8h às 16h e o Dia D, será no sábado, 13 de maio.


Link
Notícias Relacionadas »
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.