14/04/2017 às 20h20min - Atualizada em 14/04/2017 às 20h20min

Animais do Bosque Jacarandá recebem reforço e estímulo alimentar

[caption id="attachment_10017" align="alignright" width="300"]
Ação estimula animais em cativeiro[/caption]

Animais do Bosque Jacarandá – Zoológico – receberam um reforço alimentar ao longo desta semana. Os alimentos eram colocados pelos veterinários em locais que os animais não estavam acostumados a receber alimentos, dentro de caixa ou em locais escondidos. A ação foi idealizada pela Secretaria de Meio Ambiente.

Os veterinários responsáveis pelos cuidados com os animais do Zoológico explicaram que ações assim servem para estimular os animais que vivem em cativeiro. Segundo a equipe, devido à baixa umidade, muitos animais ingerem água apenas através da alimentação. Assim, a maneira mais fácil de reforçar e melhorar o consumo de água dos animais é por meio de picolés de carnes e frutas.

“É um estímulo que fazemos, principalmente no tempo seco. Essa é a ferramenta para que eles façam a ingestão de líquidos”, conta a chefe de seção de gestão dos Zoológicos e Parques, Arielle Fagundes Sene.

[caption id="attachment_10018" align="alignright" width="300"]
Picolés de frutas foram dados às aves[/caption]

Alimento escondido. O trabalho de enriquecimento alimentar foi realizado primeiro com aves de rapina e psitacídeos, que receberam sorvete de frutas trituras.

Os macacos receberam alimentos dentro de caixas embrulhadas que foram escondidas dentro do habitat deles. Para comer, os primatas tiveram que desembrulhar as caixas e encontrar os alimentos. Tudo era feito para estimular os animais, além de alimentá-los.

Por viverem em cativeiros, muitos animais acabam perdendo a sensibilidade silvestre, e a falta de estímulo pode influenciar uma morte precoce, já que podem ter problemas com alimentação e ingestão de água.

“Essas são atividades que estimulam os animais, melhoram a ingestão de água, principalmente das aves e evitam, assim, que eles venham a desenvolver problemas renais e circulatórios”, explica Arielle Sene.


Link
Notícias Relacionadas »
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.