13/04/2017 às 21h55min - Atualizada em 13/04/2017 às 21h55min

Torcida do Botafogo se mobiliza para doação de sangue

Uma goleada de solidariedade marcada por torcedores do Botafogo, em Uberaba, resultou num mutirão de doação de sangue na manhã desta quinta-feira (13), em Uberaba. Cerca de 30 membros da Uberfogo se reuniram no Hemocentro da cidade para a doação.

Quem passou pela avenida Getúlio Guaritá, no bairro Abadia, viu uma porção de “Manequinhos” ostentando as bandeiras alvinegras.

Com grito de guerra ensaiado e uniformizados, eles cumpriram a missão especial e a recepção do Hemocentro ganhou tons de preto e branco. “Nós já estamos engajados em outras campanhas sociais, mas essa de doação de sangue é a primeira e nós queremos convidar membros de outras torcidas para que também façam esse gesto tão importante”, explicou o professor Fernando Calil.

O cabeleireiro Rafael Souza viveu pela primeira vez a experiência. “Eu sou apaixonado pelo clube, e pela torcida e fazer parte dessa iniciativa só me faz admirar mais tudo isso”.

Ao lado dos filhos, o porteiro Hélios Riccioppo fez questão de trazê-los para compartilhar o bom exemplo. “Espero que futuramente eles continuem com essas ações que fazem o mundo um lugar melhor, é preciso ajudar o próximo”.

Por conta da idade, o pequeno Vinícius Riccioppo, 7 anos ainda não pode ser um doador, mas já sabe a importância de entrar para esse time no futuro. “Eu quero doar sangue para ajudar um montão de gente que precisa”.

Atualmente o Hemocentro de Uberaba atende cerca de 60 doadores diariamente, mas o número ainda é insuficiente. Seriam necessárias pelo menos 80 doações por dia para que o estoque atenda com tranquilidade a demanda por sangue no município e na região.

A médica e gerente técnica Sheila Soares Silva lembrou a importância de ações como a realizada pela Uberfogo, que além de contribuir com o número de bolsas disponíveis na unidade para transfusão, despertam o interesse de mais pessoas em fazer o mesmo. “Hoje há uma procura maior pelos tipos sanguíneos negativos, mas precisamos de todos, por isso é indispensável que mais e mais pessoas se cadastrem como doadores, nessa época de feriados prolongados, os pedidos aumentam”.

Para doar sangue não tem segredo: é preciso ter até 69 anos, pesar mais que 50 quilos, estar bem alimentado e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24, a saúde tem que estar em dia! Se tiver entre 16 e 18 anos incompletos, é necessária autorização dos pais ou responsáveis.

Quem não pode doar, pode conscientizar outras pessoas e aí todo mundo sai ganhando nessa partida. Não importa o time do coração, mas ter no coração a disponibilidade para ajudar o próximo. No final, nada de rivalidade, afinal o prêmio vale mais que qualquer troféu ou medalha: é vida.

Saiba mais em www.hemominas.mg.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.