Uberabenses vivem a sensação de insegurança. Impossível não dar importância à quantidade de crimes, de diversas naturezas, que acontecem na cidade. Por outro lado, os órgãos de segurança pública anunciam investimentos na área, como a ampliação no número de policiais militares e a chegada de 40 novas viaturas.
[gallery link="file" size="medium" columns="6" ids="1667,1668,1672,1669,1671,1670"]O Uberaba Popular entrevistou o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Waldimir Soares Ferreira. Para ele, a falta de políticas públicas e o atual momento econômico do país encabeçam os problemas que impossibilitam o trabalho da polícia. Ele não acredita que a cidade esteja em situação de emergência e desmente boatos de que falta combustível para que as viaturas façam o patrulhamento adequado, principalmente, nos finais de semana.
segurabca
UP - Diante dos números elevados, houve uma mudança de estratégia? Ações que possam reduzir esses números? WSF – Sim. Criamos a Rede de Vizinhos Protegidos. Com a internet e a participação da população conseguimos coibir as ações dos bandidos. Também colocamos em funcionamento o Olho Vivo, que já está dando resultados positivos com a captura de delinquentes e evitando a prática de roubos e outros crimes mais graves. Diante das dificuldades, estamos caminhando.
UP – Em 2014, quando o senhor assumiu o comando, a estimativa era de que faltavam 230 homens para cobrir o policiamento da cidade. Hoje, qual seria o número satisfatório? WSF – Quanto mais, melhor. Até abril de 2017 deverão ser integrados à corporação 208 novos policiais. Não é o número que precisamos, mas é bem melhor do que o que temos.
UP – Em uma das Redes de Vizinhos Protegidos, policiais militares relataram a falta de combustível para as viaturas rodarem e alegaram que nos finais de semana, o patrulhamento é reduzido chegando a ficar com apenas seis viaturas. Até que ponto esses relatos são verdadeiros? WSF – Não são verdadeiros. Não falta combustível para as viaturas.
UP – E quanto ao patrulhamento nos finais de semana? WSF – Temos 30 viaturas disponíveis nos finais de semana. O número é reduzido porque os comércios estão fechados, os alunos não têm aulas. Há uma diminuição da necessidade.
UP - Quantas viaturas rodam diariamente? WSF – A frota é composta por 80 carros e 40 motos. Não conseguimos colocar tudo isso na rua por falta de homens na corporação. Mas sempre colocamos o máximo que podemos.