10/04/2017 às 21h44min - Atualizada em 10/04/2017 às 21h44min

Reclamações dos moradores do Oneida Mendes ainda são recorrentes

Moradores do Bairro Oneida Mendes continuam reclamando dos terrenos sujos e do descaso da Secretaria de Serviços Urbanos com o bairro. Segundo alguns moradores, os terrenos continuam com mato alto, muita sujeira e têm contribuído com a aparição de ratos na vizinhança.

Uma moradora da Rua Enoc de Melo, que não quis se identificar, informou à reportagem do Uberaba Popular que a praça abandonada entre a rua onde mora e as ruas Caetano Chiati, Veneranda Dalaqua e Ranulfa da Cunha continua com muita sujeira e com mato alto. O UP já mostrou a situação do local em matérias veiculadas nos dois primeiros meses desse ano. De lá para cá, nada mudou.

“Parece que ninguém lembra dos bairros mais afastados. Os terrenos aqui estão com muito mato e sujos. Na minha casa já apareceram vários ratos e eu tenho certeza que eles são atraídos por conta dos terrenos abandonados”, conta a dona de casa.

A moradora também conta que já ligou, diversas vezes, no Departamento de Zoonoses e na Vigilância Sanitária para reclamar da situação com os ratos que têm aparecido na vizinhança, mas nunca teve um retorno.

Mais problema. Na Avenida Egídio Fantanto, um lote que ocupa um quarteirão inteiro também é motivo de reclamação. A mata fechada é mal cuidada, segundo os moradores que moram mais próximos ao local, e alguns pontos estão sendo usados para descarte do lixo. Mesmo sendo de responsabilidade e consciência da comunidade, os lixos descartados não são recolhidos pelas secretarias responsáveis, acabam gerando mau cheiro e atraindo animais peçonhentos.

O aposentado José Eurípedes passava pelo local na hora da reportagem e confirmou a aparição de ratos na vizinhança por conta dos matos. Segundo ele, outro fator que pode influenciar na sujeira e nos animais que andam aparecendo no bairro, se deve às barracas dos ciganos, já que a comunidade tem se instalado em diversos terrenos do bairro. “Não podemos generalizar, mas já vi vários ciganos jogando lixo nos terrenos. Sei que é um dever do povo evitar esse descarte indevido, mas no caso dos ciganos, alguma autoridade tem que tomar partido. É muito rato que anda aparecendo aqui na rua”, compartilha.

Posição sem solução. O UP entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba, e o departamento de comunicação informou que todas as demandas foram inseridas na programação de serviços do #multiação, da Secretaria de Serviços Urbanos, para a limpeza dos locais citados e conta com o apoio de todos, para a manutenção da limpeza desses locais.

“Quanto às demandas enviadas que se referem a terrenos com descarte irregular de lixo e materiais diversos, seja área pública ou particular, é importante orientar a população que não faça esse tipo de descarte, visto que causa problemas à comunidade do entorno. A Prefeitura mantém no município 11 Ecopontos que foram criados com objetivo de evitar o descarte irregular de entulhos, em praças, terrenos baldios, calçadas e vias públicas”, posicionou a Prefeitura, em nota.

Em relação aos ratos e animais peçonhentos, não houve posicionamento da Vigilância Sanitária, nem do Departamento de Zoonoses sobre possíveis dedetizações no local.


Link
Notícias Relacionadas »
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.