06/04/2017 às 12h42min - Atualizada em 06/04/2017 às 12h42min

Alimentação pode ajudar a combater os sintomas da depressão

A depressão é uma doença que atinge 11 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, e é tema da campanha do Dia Mundial da Saúde deste ano, comemorado nesta sexta-feira, 7 de abril.

Mas o que muita gente não sabe é que é possível combater os sintomas da depressão através dos alimentos. "Uma alimentação saudável pode interferir em nosso estado emocional. Quem sofre com essa doença precisa ser acompanhado por um psicólogo ou psiquiatra, mas incluir alguns alimentos específicos auxiliam no tratamento e contribuem para que a pessoa se sinta melhor", explica a nutricionista Verônica Cristina.

Segundo a profissional, leite e iogurte desnatados, por exemplo, são excelentes fontes de cálcio, regulam os impulsos nervosos e ajudam no controle da pressão arterial.

"Já a banana, por ser rica em triptofano, auxilia na produção de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pelo bom humor. Além disso, essa fruta é rica em potássio, magnésio e vitamina B6", complementa a nutricionista.

Os carboidratos complexos também melhoram a depressão, por isso, Verônica aconselha a fugir de dietas radicais nas quais esses alimentos são excluídos.

"Outra sugestão é a ingestão de vitamina do complexo B, que está associada a menor prevalência de sintomas depressivos, portanto, consuma folhas verdes escuras diariamente".

A castanha do pará é outro importante aliado. É rica em selênio, o qual é um antioxidante, que auxilia na redução do estresse.

"Além dos alimentos, os sintomas da depressão também são amenizados com a prática regular de atividades físicas, pois os exercícios provocam mudanças e adaptações orgânicas e, assim, o paciente consegue encontrar prazer e melhorar seu estado de humor. Lembrando que estas ações só surtem efeitos com o devido acompanhamento psicológico", conclui Verônica.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.