04/04/2017 às 22h14min - Atualizada em 04/04/2017 às 22h14min

Polícia Civil descobre origem dos telefonemas feitos em ‘golpe’ a estudantes

A Polícia Civil descobriu a origem das ligações recebidas por estudantes em Uberaba na semana passada, e que chegou a chamar a atenção da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Guarda Municipal. Segundo a delegada Vivian Caroline Borges Tortamano, os telefonemas estavam sendo feitos por funcionários de telemarketing de uma escola técnico. A escola usava o nome da Prefeitura de Uberaba para dar mais credibilidade ao curso.

“Foi descoberto que era uma jogada de telemarketing da escola, que falava que era da Prefeitura para dar mais credibilidade à instituição. Os funcionários ligavam para tentar fazer com que mais alunos se matriculassem na escola”, explica a delegada.

Telefonemas. As ligações, que foram tidas como golpe, foram feitas a estudantes de escolas públicas e particulares de Uberaba e abordavam questões sobre a rotina escolar e a segurança da escola. Na última semana, pais de alunos de dois colégios particulares da cidade acionaram formalmente a Secretaria de Educação do município para falar sobre o episódio.

A estudante J.S.F., 15 anos atendeu a uma dessas ligações. Ela contou que achou estranho o tom da conversa e desligou o celular em seguida.

 “A pessoa se apresenta, diz que é de um instituto de pesquisa que tem o apoio da Secretaria de Educação de Uberaba e começa a perguntar que nota dou para a segurança na escola”.

Para o comandante da Guarda Municipal de Uberaba, Vanderson Alves, a jovem agiu de forma correta.  “Orientamos os pais a explicarem aos filhos o risco de passar esse tipo de informação a desconhecidos”.

O código de área do número de telefone usado no golpe era 34. Durante a repercussão, Semed chegou a publicar um alerta sobre o caso na página da Prefeitura em uma rede social.

Após as investigações, a polícia repassou as informações à Prefeitura de Uberaba, que deverá avaliar a situação junto à Procuradoria-Geral.


Link
Notícias Relacionadas »
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.