20/09/2016 às 10h17min - Atualizada em 20/09/2016 às 10h17min

Área Azul funcionará parcialmente até 2017

O estacionamento rotativo em locais públicos, a Área Azul, está funcionando parcialmente. Com apenas quatro funcionários nas ruas para gerenciar o serviço, o sistema se encontra deficitário. Quem é encarregado pelo serviço é a Prefeitura, uma vez que o Hospital Dr. Hélio Angotti “devolveu” a responsabilidade, vendo que era uma atividade onerosa para o hospital e fora de suas práticas corriqueiras.

O secretário municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Wellington Cardoso Ramos, revelou para o Uberaba Popular, um dos principais motivos dessa situação. Ele explica que, depois que o Ministério do Trabalho proibiu a mão de obra do Probem (meninos menores de idade) em atividades com a venda de talões de estacionamento e office-boy, por exemplo, a Prefeitura ficou sem pessoas para fazer esse trabalho, que os meninos tinham como um estágio.

Em agosto, o serviço tinha três pessoas, já que uma estava de férias. O funcionamento da Área Azul atende o horário comercial, das 8h às 17h e no sábado até as 11h. A cada 30 minutos, paga-se R$1.

Cardoso informa que sairá em breve o edital de licitação para administração do serviço, tudo indica que em outubro. O que se busca é um sistema totalmente moderno, com tecnologia de ponta, para a maior comodidade das pessoas. Tecnologia que pode fazer que o usuário, através do seu celular com um aplicativo, reserve sua vaga de estacionamento de acordo com o horário que necessita.

O novo sistema terá a Área Vermelha, que será mais próxima dos grandes centros comercias, em pontos mais críticos de estacionamento, com um período máximo de duas horas para estacionar. A Área Azul, mais afastada, terá o prazo máximo de quatro horas. “Após esses horários de ocupação, o veículo pode ser removido caso o proprietário não retire da vaga. Tudo como está no Código de Trânsito”, diz Wellington.

O secretário afirma que a Área Azul é um pedido feito pelos comerciantes, para rotatividade dos veículos nas áreas comerciais, evitando que as pessoas estacionem, por exemplo, de manhã e só retirem o veículo no fim da tarde, atrapalhando a ida de clientes às lojas. A Prefeitura não é responsável por nenhum dano causado no veículo, como roubo, batida etc.

Antes da implementação do novo sistema, serão feitas campanhas educativas para divulgar as normas, o tempo limite, va lores que serão cobrados, penalidades por excesso de tempo nas vagas e locais de Área Azul e Vermelha. As novas regras devem entrar em funcionamento no fim do primeiro semestre de 2017, podendo ter alteração, devido ao tempo de escolha da empresa responsável pelo serviço.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.