09/03/2017 às 14h01min - Atualizada em 09/03/2017 às 14h01min

Instituto Agronelli abre edital para autistas

O “Projeto Artismo: Autismo com arte e cultura” promovido pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades) abre edital para crianças e adolescentes com idade entre 6 a 17 anos. Serão disponibilizadas 20 vagas gratuitas, sendo 10 para o período matutino e 10 para o vespertino com atividades programadas a partir de abril de 2017.

Voltado para o público autista o projeto propicia a inclusão e a estimulação de crianças, adolescentes e jovens autistas, através da arte-educação e vivências circenses. Na programação circense estão previstas atividades como: malabarismo, atividades com argolas, bolinhas, claves, diabolô, exercícios de equilíbrio, acrobacias de solo, bambolê, corda. As oficinas de arte-educação compreenderão atividades como contação de história, dramatização, desenho e artesanato.

O Iades contará com as parcerias da Escola para Surdos Dulce de Oliveira que disponibilizou o espaço físico e equipamentos para o desenvolvimento das oficinas, e, voluntários da Associação de Apoio aos Autistas Laço Azul e da UFTM que darão suporte em ações orientativas e de formação tanto dos profissionais envolvidos quanto das famílias atendidas, além disso, subsidiarão a equipe do projeto na sistematização de dados e informações durante o desenvolvimento das atividades.

“As oficinas do projeto proporcionarão um espaço da construção do imaginário infantil e ludoaprendizagem, construção fundamental para todas as crianças”, conta Danúzia Brandão, coordenadora executiva do Projeto.

O que é o Autismo ou TEA?

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), o autismo ou Transtorno do Espectro Autista-TEA é um transtorno global do desenvolvimento identificado por três características principais: dificuldade de interação social, problema de domínio da linguagem e comportamento padrão de repetição. O autismo foi reconhecido como deficiência em 2012, pela Lei 12.764 (Lei Berenice Piana).

De acordo com a Associação de Apoio aos Autistas Laço Azul, de Uberaba, há pelo menos 70 famílias que buscam frequentemente atividades culturais para inserção de seus filhos autistas. Um estudo publicado pelo Center of Diseases Control and Prevention-CDC, em 2014 estimou que existe um autista para cada 68 pessoas no mundo.

“O Projeto Artismo será uma oportunidade entre poucas na cidade para a inclusão de crianças e jovens autistas contando com oficinas culturais e de artes adaptadas para esse público”, afirma Mariângela Terra Branco Camargos coordenadora geral do projeto.

As famílias interessadas deverão fazer a inscrição no site do Instituto Agronelli. Vale ressaltar que as vagas são limitadas e, as inscrições começam a partir do dia 06 de março de 2017.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.