26/02/2017 às 11h34min - Atualizada em 26/02/2017 às 11h34min

Uberaba conquista recorde de maior coelho de chocolate do mundo

O Shopping Uberaba parou para acompanhar a finalização do maior coelho de chocolate já feito no planeta na exposição da 1ª Expocolate Doces e Confeitarias.

Representantes do Guinness World Records estiveram na cidade para oficializar o ato e registrar no livro de recordes. O coelho de Uberaba pesou 4.256 quilos e mediu 4,52 metros de altura. O último registro desse tipo foi em Gramado, no Rio Grande do Sul, em 2014. Ele pesava 3.850 quilos e media 4,10 de altura. Para que o recorde fosse quebrado, os números precisavam se superar. Os escultores foram Fabiano Miranda e Cícero Santana que tiveram o auxílio de mais cinco pessoas.

Para que o título tivesse validade diversos critérios foram avaliados. Segundo Maria José Macedo Machado, consultora de Vigilância Sanitária a confecção serviu as orientações do órgão. “A primeira coisa, todos os critérios de segurança alimentar. A vigilância sanitária fez algumas orientações iniciais, algumas inspeções e depois entrei com meu trabalho para garantir para que o alimento seja adequado para o consumo e que não faça mal a ninguém. Todos os critérios foram atendidos e todas as pessoas que trabalharam estavam dentro das mais perfeitas condições. Todos de luvas de toucas”.

Ainda segundo Maria José, esse foi o diferencial do último recorde que foi feito sem público e acompanhado apenas pelas pessoas que trabalhavam. Disse ainda que conforme consta em vídeos publicados pela internet ninguém usou luvas, o que deixou a desejar. “A cada ano que passa o Guinness se torna mais rigoroso nas questões sanitárias”.

A adjudicadora Natália Ramirez é a representante do Guinness World Records e a última autoridade a poder creditar qualquer tipo de recorde mundial. “Foi muito trabalhoso, tem 8 dias que estão trabalhando no coelho e houve algumas modificações no desenho. Tudo normal no que tange o recorde de comidas”, disse antes da tão esperada confirmação: “Por isso, eu posso dizer que vocês hoje são oficialmente Guinness Records”, levando a plateia ao delírio.

O certificado foi entregue para João dos Reis de Souza, proprietário da Casa do Chocolate e idealizador e organizador da 1ª Expocolate Doces e Confeitarias. Uma das regras oficiais era de que o chocolate a ser usado na criação do coelho fosse comercializado. “Estou muito satisfeito de ver o resultado da exposição. Todos os expositores são meus clientes que toparam mostrar seu trabalho. Foram 40 dias para criar, planejar, organizar e executar para chegar até o objetivo que é o de entrar no livro dos recordes”, revelou João dos Reis.

Após o registro no Guinness, o coelhão de chocolate foi repartido para o público que aguardou mais de 6 horas por um pedaço da obra de arte.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.