17/02/2017 às 13h07min - Atualizada em 07/09/2018 às 12h30min

Publicada portaria para custeio do Hospital Regional

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17) portaria que prevê liberação de recurso de R$ 18.199. 287,17 (dezoito milhões, cento e noventa e nove mil, duzentos e oitenta e sete reais e dezessete centavos) a ser incorporado ao Limite Financeiro de Média e Alta Complexidade do Estado de Minas Gerais e Município de Uberaba. A Portaria 519 garante o custeio de 50% do Hospital Regional de Uberaba, conforme acordado anteriormente entre o prefeito Paulo Piau e o ministro da Saúde Ricardo Barros.

O secretário municipal de Saúde, Iracy Neto, divulgou a informação ainda na quinta-feira nas redes sociais. Segundo ele "a publicação histórica era o que faltava para o governo Paulo Piau preparar a abertura do hospital".

Para que o HR seja colocado à disposição da população, a administração municipal ainda depende do Governo Estadual e dos 27 municípios que serão assistidos pelo hospital. Acordo entre os prefeitos prevê o rateio de 25% das despesas.

Obras. O Hospital Regional de Uberaba começou a ser construído em 2011. Em 2012, o ex-prefeito Anderson Adauto inaugurou a primeira ala do HR sem condições de utilização, na última semana do seu mandato. No governo Paulo Piau, as obras foram interrompidas várias vezes. Estado e município alegaram falta de recursos e o ano de 2016 foi marcado pela expectativa da inauguração definitiva.

Orçada em 20 milhões, as obras devem ultrapassar os R$ 50 milhões, já que vários aditivos na casa dos 5 milhões  foram anunciados para conclusão. Em 2015, com 95% das obras concluídas, o impasse foi a gestão. Os recursos de 50% do governo federal, 25% do governo estadual e 25% dos municípios cobrirão a manutenção do hospital.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.