14/02/2017 às 19h40min - Atualizada em 14/02/2017 às 19h40min

O que é ser adulto?


Acabo de me formar psicólogo e tenho refletido sobre a vida adulta. São questões que me acompanham há algum tempo, mas neste momento voltam a ganhar uma relevância especial em função da eminência de ter que entrar no mercado de trabalho – esse que é um dos territórios indispensáveis dos adultos.

Existe uma ideia comum de que ser adulto é poder fazer o que quiser. Essa é uma ideia típica dos adolescentes, aqueles que estão prestes a se tornarem adultos e anseiam por essa transição (na verdade não anseiam se tornarem adultos, somente fazer o que quiserem, mas, para isso, tornar-se adulto é a permissão cultural para tal). Os adolescentes anseiam pelo ‘agora eu posso’, visto que os adultos tem lhes dito: ‘você ainda não pode’. Fazer o que quiser, claro, é uma questão de liberdade.

Mas afinal, o que é ser adulto? Aos poucos descobrimos (será se todos?) que ser adulto e livre é uma questão mais complicada e não se restringe somente ao ‘eu posso fazer’. Em geral, a liberdade traz consigo duas condições fundamentais e, por isso, duas lições indispensáveis de se aprender. A primeira, trata de que ser livre sempre acompanha as consequências do que se faz. Agimos de um jeito e o mundo responde na medida dessa ação. Desta forma, descobrimos que o que fazemos sempre tem consequências, às vezes diferentes das que imaginamos.

A outra é assumir e sustentar o que se faz, ou seja, também é necessário lidar com essas consequências. Por vezes precisamos fazer coisas que não gostamos ou precisamos fazer coisas que são difíceis e desprazerosas, mas que sabemos serem necessárias. Assim, na vida adulta, fazemos o que precisamos algumas vezes mais do que fazemos o que queremos.

Em vista disso, a liberdade nos remete às escolhas que fazemos. Fazer escolhas é uma das grandes questões da vida, por que são elas que vão nos guiar pela vida e são suas consequências que inexoravelmente teremos de encarar. Agora, em clima de volta às aulas, pode ser essa uma lição maior a ensinar a nossos jovens, uma lição para prepara-los para a vida adulta.

Esta é minha primeira coluna por aqui e espero falar sobre temas relevantes para você, caro leitor. Também pretendo dialogar com vocês, por isso deixo um contato abaixo.

fabio@uberabapopular.com.br



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.