14/02/2017 às 12h41min - Atualizada em 14/02/2017 às 12h41min

Fique atento ao calendário de saques do FGTS

O calendário de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi liberado nesta terça-feira (14). A boa notícia foi anunciada em dezembro de 2016. A intenção do governo é estimular a economia.

Em todo país, 30 milhões de trabalhadores vão sacar os valores retidos nas contas inativas do FGTS.

A secretária Daiane da Costa Oliveira, 35 anos, está ansiosa para pegar o dinheiro. Ela tem duas contas inativas que somam pouco mais de R$ 1.300. "Nesta época difícil qualquer ajuda é muito bem vinda. Eu nunca peguei o dinheiro porque era preciso ficar três anos sem registro em carteira. Quem que pode fazer isso?"

Daiane nasceu em junho e, de acordo com o calendário, o dinheiro estará disponível para ela a partir de 10 de maio. "Não vai sobrar. Tenho um cartão de crédito em atraso. Em 45 dias praticamente dobrou o valor que eu devia. Vou quitar porque os juros são abusivos demais".

Leandro Gonçalves, 29 anos, é mecânico e também sacará o FGTS inativo. Os pouco mais de R$ 2 mil tem destino certo: vai trocar a moto. "Aproveitar a oportunidade e trocar a moto. Afinal, não é todo dia que entra dinheiro que você não esperava".

O gerente geral da Caixa Econômica Federal (CEF), José Edgar Ribeiro, explica que a tática do governo é aquecer a economia e desafogar as dívidas. "A finalidade é essa: aquecer a economia e, no atual momento, equilibrar as contas quitando dívidas com estes recursos".

Para quem não pretende usar o dinheiro, Edgar aconselha o saque e a aplicação do recurso. "Às vezes o trabalhador quer utilizar o dinheiro para aquisição de imóvel, mesmo assim é importante sacar e aplicar o dinheiro, já que qualquer aplicação tem um rendimento acima do que oferece o FGTS e o trabalhador terá a gestão do seu dinheiro".

A partir de amanhã, as agências estarão abertas duas horas mais cedo para esclarecer as dúvidas dos trabalhadores e nos sábados, dias 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho as agências ficarão abertas das 9h às 15h para realização de saques. "Fomos orientados a abrir as agências de amanhã até sexta-feira, às 8h, para ajudar o trabalhador a esclarecer dúvidas".

Valores e quantidades de trabalhadores que terão o recurso liberado em Uberaba ainda não foram divulgados.

Quem tem direito? Todo trabalhador que pediu demissão ou teve seu contrato de trabalho finalizado por justa causa até 31/12/2015 tem direito ao saque das contas inativas de FGTS, de acordo com a MP 763/16.

Quando poderei sacar o meu FGTS?

Trabalhadores nascidos em Início
Janeiro e fevereiro a partir de 10/03/2017
Março, abril e maio a partir de 10/04/2017
Junho, julho e agosto ​​a partir de 12/05/2017
Setembro, outubro e novembro a partir de 16/06/2017
Dezembro a partir de 14​/07/2017

CLIQUE PARA CONSULTAR
[caption id="attachment_8123" align="aligncenter" width="1011"]
CLIQUE E CONSULTE AS CONTAS INATIVAS[/caption]
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.