07/02/2017 às 20h30min - Atualizada em 07/02/2017 às 20h30min

Depois de longo período de chuvas, Uberaba tem aumento de temperatura

Após um período de chuva intenso, a temperatura volta a subir em Uberaba. Desde segunda-feira (6), a população, que não estava mais acostumada com temperaturas tão elevadas, tem sentido na pele o calor de 35ºC, com sensação térmica bem maior.

Segundo a climatologista Wanda Prata, o aumento nos termômetros se devem por causa de um cavado na Zona de Convergência do Atlântico Sul, responsável por levar chuva às cidades brasileiras. Ela explica que Uberaba está bem abaixo do cavado, e que as chuvas estão a nordeste do Triângulo Mineiro

“O cavado forçou a Zona de Convergência e, agora, a chuva foi para o nordeste de onde nós estamos. Ficamos com o calor, que veio com tudo. Não há o vento fresco e nem as tempestades. A previsão é que tenha pancadas de chuvas isoladas na região entre esta terça e quarta-feira (8). Porém, mesmo se a chuva cair, ela será passageira e a sensação térmica não vai diminuir”, conta Prata.

A umidade relativa do ar, que antes estava acima dos 50%, nesta semana, já marca 40%. A climatologista diz que os ventos que passam por Uberaba são úmidos, mas quentes. Por isso, a sensação térmica é ainda maior”

“Esse calor que nós estamos sentindo é por causa dos ventos quentes que descem e passam por Uberaba, o que acaba influenciando na sensação térmica. O jeito, é esperar a Zona de Convergência mudar de rota, para que pelo menos um vento mais fresco desça por aqui”, explica.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.