04/02/2017 às 11h41min - Atualizada em 04/02/2017 às 11h41min

Vigilância Epidemiológica montará ‘cerco de bloqueio’ contra febre amarela

[caption id="attachment_6824" align="alignright" width="300"]
Robert Boaventura[/caption]

Após confirmação da morte dos macacos por febre amarela, em Sacramento, Uberaba receberá mais doses da vacina, no intuito de impedir que o vírus atinja a cidade. O novo lote chegará na próxima segunda-feira (6). De acordo o diretor da Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, será montado um ‘bloqueio’ na região rural que faz divisa com Sacramento, a partir de terça-feira (7).

A intensificação da imunização deve acontecer nas fazendas e propriedades rurais de Uberaba mais próximas a Sacramento, no intuito de coibir a entrada do vírus nas divisas dos municípios. Boaventura conta que foram solicitadas 10 mil doses de vacina à Secretaria de Saúde do Estado, mas ainda não se sabe, ao certo, quantas doses chegarão.

“Quando nós ficamos sabendo da notícia da morte dos macacos, já ligamos para o Estado para ver qual plano de ação teríamos. Não sabemos quantas ainda vamos receber, mas estaremos fazendo visitas nas fazendas, levando a vacina com a aplicação in loco, para evitar que esse vírus passe para cá. É como se fosse uma barreira que estaremos fazendo com a vacinação”, explica o diretor.

Boaventura explica que a população também deve ficar atenta à aparição de macacos mortos nas propriedades rurais. Segundo ele, é importante que as pessoas notifiquem o departamento assim que encontrarem primatas mortos, para recolhimento de material. O material só é validado caso recolhido em até 24 horas. “Na grande maioria das vezes é negativo, mas é importante a gente ter esse controle epidemiológico”, pontua.

Imunização. De acordo com o Estado e com os boletins epidemiológicos divulgados, ainda não há casos de febre amarela em humanos em Uberaba e região. Como Uberaba não é considerada uma área de risco, o foco do Ministério da Saúde está direcionado às cidades onde já foram confirmados casos da doença.

Segundo o diretor da Vigilância Epidemiológica, as Unidades de Saúde de Uberaba também receberão as vacinas que serão distribuídas à população às terças e quintas-feiras, das 8h às 16h. Para receber a dose, basta comparecer em um dos postos da cidade, com documento de identidade e carteira de vacinação em mãos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.