04/02/2017 às 11h36min - Atualizada em 04/02/2017 às 11h36min

Primeiro Mutirão Contra o Aedes é realizado no Bairro de Lurdes

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, na manhã deste sábado (4), o trabalho de combate à dengue e outras doenças com a realização do Primeiro Mutirão Contra o Aedes de 2017. A ação começou às 9h, na Praça da República, no Bairro de Lurdes. Ao todo, 120 agentes de endemias percorrem o bairro a fim de coibir a proliferação do mosquito e orientar a população acerca do assunto. O trabalho é realizado juntamente com a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

 O foco da ação é percorrer todo o Bairro de Lurdes, recolhendo materiais que possam servir como criadouros, visto que o bairro apontou um alto índice no Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano. Os agentes de endemias foram divididos em equipes e visitarão todas as casas do bairro. Além disso, será feita a limpeza de terrenos e áreas públicas por meio da equipe da Sesurb, que realiza um trabalho paralelo de serviço de limpeza urbana, o #multiação.

Segundo o secretário de Saúde, Iraci Neto, a ajuda da comunidade é de extrema importância para a concretização do Primeiro Mutirão Contra o Aedes. “Esse é o pontapé inicial para que a gente, juntamente com a comunidade, consiga retirar todos os objetos que possam acumular água. É um trabalho feito em conjunto. Por isso, contamos com a ajuda da população e pedimos que todos coloquem para fora de suas casas aquele lixo, entulho, garrafas e todos os materiais que, de alguma forma, podem servir como criadouros do Aedes aegypti. Passaremos de rua em rua com o caminhão do ‘Catatreco’ para recolher esse material que normalmente não é recolhido pelo caminhão do lixo”, explica Neto.

O prefeito Paulo Piau conta que essa é a primeira ação de combate ao Aedes, e que outros mutirões já estão previstos para acontecerem. “A gente começa onde a preocupação é maior. Começamos pelo Bairro de Lurdes, porque os índices preocupam mais, conforme apontado pelo LIRAa. Esse foi o primeiro Mutirão e a ação vai continuar. Vamos cobrir a cidade inteira”, afirma Piau.

LIRAa.O levantamento realizado no início deste ano apontou que os bairros com maiores índices de infestação (3,60%) são: Vila João Pinheiro, Jardim Indianópolis, Jardim Triângulo, Vila Craide, Jardim Eldorado, Vila Arquelau, Morada do Sol, Conjunto Boa Vista, Vila Presidente Vargas, Vila Leandro, Vila Bela Vista, Vainice Andrade, Residencial Maria Alice, Cyrela Landscape I e Cyrela Landscape II, Nossa Senhora Aparecida, Costa Teles I, Silvério Cartafina e Orlando Costa Teles.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.