O sedentarismo que atinge mais da metade da população brasileira, é indiscutivelmente uma das causas principal do acometimento de grande parte dos diabéticos em nosso país.
Diabetes Mellitos, também conhecida como diabetes, é uma disfunção do metabolismo dos carboidratos, podendo ser hereditária ou adquirida, e é a 4ª maior causa de morte nos países desenvolvidos, e é caracterizado por uma alteração no funcionamento do organismo, o que provoca altas concentrações de açúcar no sangue.
O problema pode ter causas variadas e é resultante da incapacidade do corpo de produzir a insulina ou de utilizá-la corretamente. A insulina é uma substância produzida pelo pâncreas exatamente para controlar os níveis de açúcar no sangue. O diabetes é considerado um problema metabólico grave, que, sem controle adequado, pode trazer danos a longo prazo para diversos órgãos. A doença não alarma apenas os países em desenvolvimento, mas também os países desenvolvidos.
A frequência do diabetes tem aumentado rapidamente no mundo, nos últimos anos. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu que a doença é epidêmica. As estatísticas apontam que o número de casos registrados em 1977, cerca de 143 milhões, deve se multiplicar até 2025, chegando aos 300 milhões. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000 no Brasil, existiam 5 milhões de diabéticos. Estimativas revelam que até 2025 serão 11,6 milhões. A prevalência na faixa etária de 30 a 69 anos é de 7,5%, mas se eleva com a idade. Alguns dos fatores que favorecem esse crescimento alarmante de casos são o estilo de vida (sedentarismo, genético e alimentação inadequada) e o envelhecimento da população.
O Projeto Atividades Físico-Recreativas para Diabéticos, tem o objetivo de possibilitar a todos os participantes, através de sugestões de atividades físicas e recreativas moderadas, a adquirirem o hábito regular das propostas, de modo a contribuir, positivamente, no seu desempenho na vida diária, diminuindo as complicações ocasionadas pela diabetes, foi criado por solicitação da Associação dos Diabéticos de Uberaba e do Vale do Rio Grande (ADURVAGRA), em outubro de 1993.
O Projeto ao oportunizar atividades físico-recreativas regularmente de forma moderada e prazerosa contribui para o fortalecimento harmonioso do corpo, permitindo o pleno funcionamento e utilização dos músculos, tendões, ossos e articulações. O diabético ao usufruir das atividades orientadas, obtém as seguintes vantagens:
Totalmente gratuitas, as atividades serão retomadas a partir de amanhã (2), no Ginásio Poliesportivo da Casa do Menino, situado na Rua Theodomiro Dias Almeida, toda terça e quinta-feira, das 7h às 8h.