28/01/2017 às 19h34min - Atualizada em 28/01/2017 às 19h34min

Psicóloga infantil dá dicas para lidar com o primeiro dia de aula

O primeiro dia na escola nem sempre é fácil, tanto para os pais quanto para as crianças. E cada vez mais cedo os pequenos deixam o lar para encararem a sala de aula, os professores e os novos coleguinhas. Alguns lidam muito bem com o novo ambiente, mas para outros, o chamado período de adaptação é mais demorado.
A psicóloga infantil, Karoline Lopes, orienta que essa fase começa com a escolha da escola. "Os pais devem procurar aquela que tem mais a ver com a criança e a família, pois um ambiente que se assemelha com o eles vivem em casa já irá proporcionar uma segurança maior para o seu filho".
Além disso, pais e mães precisam transmitir segurança e tranquilidade para que os pequenos compreendam que a escola também é um espaço interessante. "As crianças percebem quando os pais estão desestabilizados, ansiosos e inseguros. Então é fundamental que eles estejam seguros quando as deixarem na escola. O seu filho pode chorar e dizer que não quer ficar com a professora, mas você deve lembrar que a adaptação é um momento de transição na vida dele e que esse processo é importante para estimular a convivência com outras crianças", comenta a psicóloga.
Karoline ainda lembra que cada um tem o seu tempo, por isso, é muito importante que pais e professores mantenham uma boa relação para trocar informações sobre o comportamento e as necessidades da criança nesta fase de adaptação. "Juntos, eles vão saber qual será o melhor caminho para fazê-la se sentir mais segura, calma e, assim, conseguir enxergar que ela está sendo vista, perder o medo e aprender a confiar. Uma criança que compreende que os educadores estão ao lado dela diante dos desafios passa a ir para a escola mais feliz e se sente mais confiante para prosseguir se desenvolvendo e descobrindo no que ela é capaz e se permitindo construir quem ela será no mundo", concluiu.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.