26/01/2017 às 08h47min - Atualizada em 26/01/2017 às 08h47min

Santuário da Abadia começa 2017 com novo pároco no comando

“Acima de tudo um trabalho de seriedade, honestidade e transparência. Às vezes a gente emite juízo ao olhar para o externo e condenamos seja o mundo político, econômico, quem quer que seja. Mas olhando para o interno da Igreja, pretendemos fazer um trabalho de unidade, comunhão e participação, mas que envolva principalmente esses elementos que falei no início”.

Essas são as palavras do novo pároco da cidade Uberaba, quando questionado sobre o que a comunidade católica pode esperar dele como representante na Paróquia de Nossa Senhora da Abadia. Trata-se do Padre Idelfonso Braz do Santos. Natural de Luziânia (GO), o padre tem 35 anos de idade, teve formação em Goiânia, Brasília e Belo Horizonte, onde concluiu o curso de Teologia. Morou em Uberaba em 2006. onde fez seminário no Noviciado Interprovincial da Congregação dos Estigmatinos.

Padre Idelfonso chega para substituir o Padre Jaílson. “Existem duas províncias no Brasil e a província da qual Uberaba faz parte é a de São José, cuja sede fica em Goiânia. De tempos em tempos, o Superior Provincial, juntamente com o Conselho, realiza algumas transferências. E em 2017, o Padre Jaílson (antigo pároco) foi para o Rio de Janeiro e eu, que estava em Belo Horizonte trabalhando no seminário, vim atendendo o pedido do Superior Provincial”.

Uma das primeiras iniciativas do Padre frente a igreja começa na próxima terça feira, quando terá a oportunidade de conversar com Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba, quando será marcado inclusive a posse como reitor pároco do Santuário. “Essa

primeira semana aqui em Uberaba tem sido uma semana de ambientação e escuta onde estou conhecendo o terreno e ficando a par do funcionamento da estrutura da paróquia com pastorais e movimentos”.

Junto com ele também teve mudança no Seminário. Saiu o Padre Bruno Henrique e chegou o Padre Divino Caixeta que estará mais a frente do seminário com mais quatro seminaristas que ingressarão esse ano na Congregação e atuará no santuário como auxiliar.

Com relação à política na cidade, a ideia do Padre é sempre trabalhar no sentido de parceria. “Ninguém vive sem parceria. Não existe um ser apolítico. Todos nós somos políticos por natureza. Podemos ser apartidários, mas não apolíticos. Mesmo com o cenário político de transição no cenário municipal, pretendo manter a parceria tanto na prefeitura quanto na Câmara Municipal”.

Pelo lado social, o padre pretende tomar algumas iniciativas visando arrebanhar mais jovens para dentro da igreja. Segundo ele, a missão de evangelizar os jovens e idealizar um projeto para evitar a desestrutura das famílias que são acometidas pelo mal do álcool e drogas é muito importante para a cidade.

Sobre assumir a Paróquia de Nossa Senhora da Abadia, Padre Idelfonso considera um desafio. “Essa é minha primeira atuação como pároco reitor, por se tratar de um santuário. Por outro lado fico feliz e disposto a trabalhar no que for possível com a ajuda da comunidade. Espero somar forças para atingirmos a meta do trabalho evangelizador. Não vamos nos contentar com o mínimo. Vamos nos doar ao máximo para que essa obra seja devidamente realizada”.

Recentemente aconteceu em Uberaba a 1ª Assembleia do Povo de Deus, que reuniu dezenas de paróquias da cidade da região. Padre Idelfonso disse que vai se inteirar do assunto, principalmente sobre a PASCOM (Pastoral da Comunicação) que visa trabalhar a comunicação com a comunidade para aprimorar cada vez mais esse vínculo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.