09/06/2016 às 16h11min - Atualizada em 09/06/2016 às 16h11min

Memorial Chico Xavier será entregue amanhã com Comenda da Paz

[gallery link="file" td_select_gallery_slide="slide" columns="2" ids="373,372"]

Prefeitura de Uberaba realiza amanhã, dia 10, a entrega da obra do Memorial Chico Xavier. Na oportunidade também será realizada a cerimônia de homenagem da Comenda da Paz Chico Xavier 201 6. O evento terá início às 18h30. O memorial está localizado na Av. João XXIII, 2.011 no Parque das Américas. A Comenda da Paz é uma homenagem feita pelo Governo do Estado, idealizada por iniciativa do prefeito Paulo Piau, quando deputado estadual.

A prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo está entregando o prédio do Memorial pronto para ser ocupado e então inaugurado. A Fundação Cultural terá a responsabilidade de cuidar da operacionalização do equipamento, e já contratou um museólogo que será responsável por equipar o prédio.

A construção do memorial foi dividida em três etapas, das quais as duas primeiras foram realizadas com recursos oriundos do Ministério do Turismo de aproximadamente R$ 4.300 milhões e a terceira etapa realizada com recursos da Prefeitura na ordem de R$ 620 mil.

Conforme aponta o secretário, José Renato Gomes, a Sedec tem por obrigação estimular o turismo na cidade e continuará atuando em diversas frentes. “Finalizamos a parte estrutural do prédio, mas a parte administrativa e gerencial do Memorial ficará a cargo da Fundação Cultural, que tem toda a expertise necessária, além de já administrar os demais museus que temos na cidade”, aponta.

 O museólogo da Fundação auxiliará na elaboração do Plano de Ocupação do Memorial Chico Xavier, para organizar a ocupação do espaço e distribuir todo o material doado e o acervo referente ao médium de maneira harmônica e agradável para todo o público que visitar o memorial. O museólogo também deverá contribuir na organização de mostras, exposições e no planejamento e execução de projetos e políticas públicas relacionadas ao patrimônio histórico e cultural.

O local deverá atrair toda a comunidade uberabense e região, uma vez que, além de apresentar um material rico que apresentará quem foi Chico Xavier e auxiliará na assimilação da obra do médium, o local terá uma livraria, lanchonete, um anfiteatro para a realização de ações sociais e eventos culturais como, oficinas, cursos, palestras e seminários e um espaço a céu aberto com arquibancadas.

Até o momento, o acervo a compor o Memorial já contam com 187 obras escritas por Chico Xavier, além de um acervo de fitas e livros sobre a história do médium, bem como um holograma doado que passará na parede imagens do Chico. O local contará ainda com a mesa e a cadeira que o Chico realizou os primeiros receituários, doados pela Comunhão Espírita Cristã de Uberaba.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.