29/04/2021 às 09h44min - Atualizada em 29/04/2021 às 09h34min

O ato ou o registro?

O que é mais importante: o ato ou o registro do ato?

A pergunta pode parecer ter uma resposta óbvia, fazer é mais importante do que registrar o fazer, mas será mesmo?

Em muitas ocasiões o feito pode ser considerado não feito pelo simples fato de não se ter nenhuma foto, nenhuma prova, nenhuma memória, nenhum registro.

Principalmente se pensarmos nas atividades artísticas e culturais, infelizmente tão menosprezadas e pouco valoradas em nossa sociedade. O registro do fazer artístico, do artista, da obra, da arte é tão importante quanto o próprio fazer artístico, o próprio artista, a própria obra, tão importante quanto sua arte. Registrar é riscar o calendário com tinta permanente, é esculpir no tempo o ato feito, realizado, marcado. 

Transformando em perene aquilo que, sem o registro, seria apenas uma vaga lembrança que se perde em uma quarta-feira à tarde.  Registramos para  não nos perdermos entre realizações, manifestações, atividades e informações que nos cercam por todos os lados.

Entre tintas e cores, através do balanço dos pincéis, das espátulas, das mãos, dos corpos em ação. Entre o movimento das câmeras, dos teclados, dos computadores, dos coros e corais. No emaranhado dos palcos, das telas, das galerias. No orquestrado vai e vem dos instrumentos, sopros, cordas, batidas. Além da imaginação neste universo que desconhece limites e que se inventa e reinventa cotidianamente. Mas quem deve registrar? Quem escolhe o que fica e o que passa? 
Quem conta a história da produção artística?

Registrar a arte em palavras e imagens requer mais do que uma curadoria exigente, requer que sejamos, nós, também artistas. Os guardadores de memórias artísticas são também fazedores da ação que compõe a arte.

E assim, fazendo e registrando caminhos são abertos, criados, recriados, fortalecidos e mantidos para nos encontrarmos em nós mesmos. O que é mesmo mais importante: o ato ou o registro do ato?
Link
Luiz Hozumi Nojiri

Luiz Hozumi Nojiri

Publicitário e Produtor Cultural

Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://uberabapopular.com.br/.
Plantão
Atendimento
Envie a sua sugestão de notícia pelo PLANTÂO.